fbpx

Declaração do Conselho de Controle de Calorias sobre o Modelo de Perfil Nutricional da OPAS

O Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi publicado em 2016 e propôs novos critérios para definir níveis “excessivos” de açúcar, sal e gordura em alimentos e bebidas processados. O propósito do modelo é fornecer uma ferramenta que pode ser utilizada na concepção e implementação de políticas relacionadas à prevenção e controle da obesidade/sobrepeso, incluindo restrições na comercialização de alimentos e bebidas não saudáveis para crianças; regulamentação do ambiente alimentar nas escolas (programas alimentares e alimentos e bebidas vendidos nas escolas); uso de advertências na parte frontal das embalagens; definição de políticas fiscais para limitar o consumo de alimentos não saudáveis e a identificação de alimentos fornecidos a grupos vulneráveis por programas sociais.

No que se refere ao açúcar, a OPAS afirma que “a melhor evidência científica disponível” foi revisada com o intuito de classificar alimentos e bebidas processados e ultraprocessados como contendo quantidades “excessivas” de açúcar se a quantidade de açúcar adicionada for igual ou acima de 10% do total de calorias. Além disso, o modelo especifica que os produtos cujos ingredientes incluem adoçantes artificiais ou não calóricos ou calóricos naturais devem ser definidos como “contendo outros adoçantes”, os quais devem ser limitados ou evitados.

A recomendação de limitar ou evitar adoçantes não nutritivos (non-nutritive sweeteners, NNS na sigla em inglês) como parte das recomendações de redução de açúcar da OMS/OPAS é problemática, posto que desconsidera os benefícios e a segurança já estabelecidos destes ingredientes e desestimula o uso de produtos que podem ser uma ferramenta importante na gestão do peso e no tratamento de determinadas doenças.

NNSs e a gestão do peso

O Modelo de Perfil Nutricional da OPAS cita literatura que relata um aumento proporcional das vendas de bebidas adoçadas com açúcar e do índice de massa corporal (IMC) médio da população em geral na América Latina. Esta alegação, além de destacar apenas um componente da dieta total, não aborda o vasto corpo de evidências que sugere o papel dos NNSs na redução da ingestão de energia e do peso corporal. Após minuciosa análise e revisão das evidências disponíveis, o Consenso Íbero-Americano de 2018 concluiu que o uso de NNSs em programas de redução de peso envolvendo a substituição de adoçantes calóricos por NNSs no contexto de planos de dieta estruturados pode favorecer uma redução de peso sustentável.

Ademais, uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados em 2019 não encontraram diferenças significativas na mudança de peso corporal entre adultos que receberam NNSs e os que receberam açúcares diferentes ou placebos. Este resultado sugere que existem outros elementos da dieta ou fatores de estilo de vida que podem atribuir o aumento de peso. Além disso, estudos também demonstraram que o efeito do consumo de bebidas adoçadas com NNSs é semelhante ao efeito do consumo de água na perda de peso. A sugestão de que produtos que contêm NNSs e produtos adoçados com açúcar têm o mesmo impacto sobre o IMC não é respaldada pela totalidade das evidências científicas disponíveis e no final priva o consumidor de uma ferramenta útil e com respaldo científico para auxiliar na gestão do peso.

NNSs e a gestão do diabetes

Quando substituídos pelo açúcar, os NNSs, além de terem o potencial de auxiliar a atingir e manter um peso saudável, podem também ser utilizados no controle dos níveis de glicose sanguínea por pessoas diabéticas. Uma revisão da pesquisa corrente sobre a sucralose em 2017 confirmou as constatações de revisões anteriores e relatou que, dado que a sucralose não é digerida ou metabolizada como energia, esta não fornece calorias e não afeta os níveis de glicose sanguínea. Portanto, alimentos e bebidas que contêm sucralose são adequados para diabéticos ou pessoas que desejam reduzir a ingestão de calorias ou carboidratos.

Do ponto de vista internacional, após uma revisão minuciosa da literatura científica disponível, o Painel de Produtos Dietéticos, Nutrição e Alergias da Autoridade Alimentar Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluiu que a substituição de alimentos com teor de açúcar por NNSs induz uma elevação menor da glicose sanguínea após o consumo. O Consenso Íbero-Americano de 2018 concluiu que o uso de NNSs em programas de gestão do diabetes pode contribuir para um melhor controle glicêmico dos pacientes. Por fim, a Comissão Europeia baseou sua autorização de uma alegação de saúde acerca de NNSs e glicose pós-prandial nesta conclusão.

A segurança dos NNSs

Organizações científicas internacionais e agências reguladoras, incluindo o Comitê Conjunto da FAO/OMS de Peritos em Aditivos Alimentares (JECFA), a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) examinaram os NNSs extensivamente e reconheceram sua segurança. Uma revisão de escopo de 2017 acerca da segurança e associação de NNSs e determinados efeitos na saúde não encontrou evidências conclusivas do efeito prejudicial do uso de NNSs.

A posição da OMS/OPAS para limitar ou evitar NNSs ou adoçantes não nutritivos como parte de suas recomendações para a redução de açúcar implica que estes adoçantes contribuem para a obesidade e o diabetes quando, de fato, os efeitos benéficos decorrem em grande parte da substituição do açúcar na dieta. Como resultado, os NNSs deveriam ser reconhecidos como uma ferramenta na gestão do peso e do diabetes, e não como um obstáculo. Recomendar a redução de ingredientes com evidências substanciais que respaldam seus benefícios de segurança e saúde pode, na realidade, resultar em consequências inesperadas, tais como confusão no consumidor e redução da disponibilidade de produtos importantes no controle de doenças comuns relacionadas à dieta. Como as recomendações atuais e a legislação nacional subsequente podem resultar muito restritivas para alguns consumidores, eles talvez decidam desconsiderar completamente as diretrizes e continuar seus hábitos de consumo. Nós encorajamos a OMS e a OPAS a revisarem minuciosamente a literatura científica acerca dos NNSs, a reconsiderarem suas recomendações e, por fim, promover a incorporação destes ingredientes que podem ser utilizados para auxiliar a reduzir a ingestão calórica e controlar o peso corporal e níveis de glicose sanguínea.

Referências:

Gardner C, Wylie-Rosett J, Gidding SS, Steffen LM, Johnson RK, Reader D e Lichtenstein AH. Nonnutritive Sweeteners: Current Use and Health Perspectives (Adoçantes Não Nutritivos: Uso Atual e Perspectivas de Saúde). Circulation. 2012; CIR.0b013e31825c42ee.

Comissão, Europeia. (2012). Regulamento da Comissão (UE) no 432/2012 de 16 de maio de 2012. Jornal Oficial da União Europeia. 1-40.

Lohner S, Toews I, Meerpohl JJ. Health outcomes of non-nutritive sweeteners: analysis of the research landscape (Efeitos de adoçantes não nutritivos na saúde: análise do panorama da pesquisa). Nutr J 2017; 16:55.

Magnuson BA, Roberts A e Nestmann ER. Critical review of the current literature on the safety of sucralose (Revisão crítica da literatura atual sobre a segurança da sucralose). Food Chem Toxicol agosto de 2017; 106 (Pt A):324-355. doi: 10.1016/j.fct.2017.05.047.

Nichol AD, Maxwell JH & Ruopeng A. (2018). Glycemic impact of non-nutritive sweeteners: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials (Impacto glicêmico de adoçantes não nutritivos: uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados). Eur J of Clin Nutr 2018; 72. 10.1038/s41430-018-0170-6.

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) (2016) Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Washington, D.C.

Peters JC, Wyatt HR, Foster GD, Pan Z, Wojtanowski AC, Vander Veur SS et al. The effects of water and non-nutritive sweetened beverages on weight loss during a 12-week weight loss treatment program (Os efeitos da água e bebidas não nutritivas na perda de peso durante um programa de tratamento de perda de peso de 12 semanas). Obesidade 2014; 22: 1415–1421.

Rogers PJ, Hogenkamp PS, de Graaf C, Higgs S, Lluch A, Ness AR, Penfold C, Perry R, Putz P, Yeomans MR, et al. Does low-energy sweetener consumption affect energy intake and body weight? A systematic review, including meta-analyses, of the evidence from human and animal studies (O consumo de adoçantes de baixa energia afeta a ingestão de energia e o peso corporal? Uma revisão sistemática, incluindo metanálises, das evidências de estudos em humanos e animais). Int J Obes (Lond) 2016; 40:381–94.

Serra-Majem L, Raposo A, Aranceta-Bartrina J, Varela-Moreiras G, Logue C, Laviada H, Socolovsky S, Pérez-Rodrigo C, Aldrete-Velasco J, Meneses Sierra E, et al. Consenso Íbero-Americano sobre Low- and No-Calorie Sweeteners: Safety, Nutritional Aspects and Benefits in Food and Beverages (Adoçantes de baixo teor e sem calorias: segurança, aspectos nutricionais e benefícios em alimentos e bebidas). Nutrientes 2018; 10:81.

Tate DF, Turner-McGrievy G, Lyons E, Stevens J, Erickson K, Polzien K et al. Replacing caloric beverages with water or diet beverages for weight loss in adults: main results of the Choose Healthy Options Consciously Everyday (CHOICE) randomized clinical trial (Substituição de bebidas calóricas por água ou bebidas dietéticas na perda de peso em adultos: principais resultados do ensaio clínico randomizado CHOICE. Am J Clin Nutr 2012; 95:555-563.

Toews I, Lohner S, Küllenberg de Gaudry D, et al. Association between intake of non-sugar sweeteners and health outcomes: systematic review and meta-analyses of randomised and non-randomised controlled trials and observational studies (Associação entre ingestão de adoçantes sem açúcar e efeitos na saúde: revisão sistemática e metanálise de ensaios controlados randomizados e não randomizados e estudos observacionais. BMJ. 2 de janeiro de 2019; 364:k4718. doi: 10.1136/bmj.k4718.

Ultra-processed food and drink products in Latin America: Trends, impact on obesity, policy implications (Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, impacto na obesidade, implicações políticas. Washington D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde, 2015.

faq2Do you have questions about low-calorie sweeteners? Want to learn more about maintaining a healthy lifestyle? You asked and we listened. Our resident Registered Dietitians answered the most popular questions about low-calorie sweeteners.

Media Contacts